AnimeBuzz / Festival do Japão: sucesso para além do chá e do biscoito grátis

Redação A Taberna
Por Redação A Taberna
17/08/2015

Quem vai a eventos como o Anime Buzz costuma encontrar, sobretudo, jovens com camisetas de animes e plaquinhas de “free hugs”, além, é claro, dos cosplayers. Contudo, sua parceria com oFestival do Japão atrai também um público diferente do usual. Famílias japonesas, ou descendentes, visitaram o Festival, buscando a celebração da cultura de seu país e a confraternização entre os dois povos. Esse evento que une a cultura nerd e a tradição japonesa ocorreu neste final de semana, emPorto Alegre.

Essa parceria do Anime Buzz com o Festival do Japão vem desde o ano passado. Embora realizados em prédios diferentes dentro da Academia da Polícia Militar, a união dos eventos proporciona o contato entre os dois públicos e aumenta o conhecimento dos jovens sobre a cultura japonesa, que vai além dos conhecidos animes e mangás. Em sua quarta edição, o Festival teve como tema “Brasil e Japão – 120 anos de amizade”. O evento contou com diversos bazares de venda de comida e produtos japoneses, além de apresentações de danças típicas do país.

anime-buzz-festival-do-japao-3

Para quem vai apenas pela cultura nerd, entretanto, também há muitas opções. Organizado pela Ninja Produtora, o Anime Buzz possui diversas atrações típicas desses eventos, como estandes de lojas e fã-clubes com espaços temáticos. O que destaca o evento – além da entrada gratuita – é a grande área externa, ótima para fotos criativas de cosplayers ou simplesmente para sentar na grama e conversar com os amigos. É lá fora também que fica a área de alimentação, a maioria da culinária japonesa. Embora o evento tenha o sistema de fila única para comprar fichas, a entrada e a saída são liberadas, de sorte que é possível comer em outro lugar.

No palco principal do evento, houve várias apresentações de Animekê, Kpop e desfiles de cosplay. Essa edição contou também com o violinista Jean de Oliveira, que tocou músicas de trilhas sonoras, e com o youtuber Ronaldo de Azevedo. Criador dos vídeos do “Cueio”, do canal Gato Galáctico, Ronaldo respondeu as perguntas dos fãs sobre a série. “Meus amigos sempre falam que veem muito dos personagens em mim. É engraçado, eu também vejo muito da minha personalidade e das coisas que vivenciei neles”, comentou sobre sua inspiração para a série.

A coordenadora do fã-clube de Doctor Who Whovians RS, Patrícia Duarte, comentou sobre sua motivação para organizar o estande, desde 2011. “As pessoas começaram a vir até nós pelo chá e biscoitos grátis, mas hoje tem gente que vem nos eventos só para nos ver”, disse. Ela também elogiou a organização do Anime Buzz, destacando que é um dos poucos eventos em que os responsáveis realmente se importam e pensam no público.

Patrícia apontou também uma diferença na faixa etária das pessoas que a essas conferências, desde quando começou a frequentá-las. Ela ressaltou que essa mudança leva à perda de diversidade nas atrações, já que os organizadores costumam se limitar a convidar youtubers para as entrevistas. Frequentadora dos eventos há mais de 10 anos, Dana Luz concorda. “O público desses eventos está mais infantil. Muitos não têm conhecimento sobre vários animes clássicos, e as pessoas da minha idade não vêm mais”, ressaltou.

O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, na Academia de Polícia Militar de Porto Alegre.

anime-buzz-festival-do-japao-4