Pottermore Presents: Hogwarts, uma resenha imperfeita e imprecisa

Eduardo Nunes
Por Eduardo Nunes
18/10/2016

Ao criar o universo mágico onde vivem Harry Potter e seus amigos (e inimigos), a escritora britânica JK Rowling acabou criando também uma legião de fãs ávidos por mais histórias, mais informações, mais curiosidades sobre esse universo.

O fim da saga do menino bruxo, “encerrada” com o livro (e depois, o filme) Harry Potter e as Relíquias da Morte, deixou órfãos e desenxavidos milhões de potterheads mundo afora.

Com o sucesso da franquia, JK passou a ter, na palma da sua mão, um mercado consumidor próprio, o que garante o sucesso dos subprodutos da saga: livros auxiliares, como Animais Fantásticos e Onde Habitam, os Contos de Beedle, O Bardo, Quadribol Através dos Séculos; o portal virtual interativo Pottermore; a peça de teatro Harry Potter e A Criança Amaldiçoada e, agora, uma coleção de e-books sobre o mundo bruxo, sob o rótulo Pottermore Presents.  São livros curtinhos, para serem lidos em cerca de uma hora cada.

Veja também:

> O dia em que (finalmente) me matriculei em Hogwarts

UM GUIA DE HOGWARTS

O primeiro que li dessa nova série foi Hogwarts – Um Guia Imperfeito e Impreciso. Guiados pela própria JK (a autora assina com seu nome tanto os textos “literários”, ambientados no universo de Harry Potter e dirigidos a leitores daquele contexto, quanto as reflexões sobre o processo de criação, voltados a leitores do nosso mundo), refazemos a jornada que todo aluno faz para estudar na amada escola de bruxaria: ela explica desde a plataforma da estação King’s Cross de onde parte o Expresso Hogwarts até elementos arquitetônicos e curriculares da escola, passando por interessantes descrições do Chapéu Seletor, dos quadros falantes, da penseira, do Mapa do Maroto etc.

Veja também:

> JK Rowling: a matriarca de um universo mágico

PODER, POLÍTICA E POLTERGEISTS PETULANTES

Outro volume das Histórias de Hogwarts aborda as carreiras de bruxos intimamente relacionados com o poder (político ou nem tanto), trazendo breves descrições dos ministros da Magia e a biografia de vultos como a malévola Dolores Umbridge e o influente professor Horácio Slughorn.

O livro também conta a história da temida prisão de Azkaban e fala sobre Pirraça, o poltergeist que tanto azucrina os professores, alunos e funcionários da escola de magia.

PROEZAS, PERCALÇOS E PASSATEMPOS PERIGOSOS

Por fim, JK dedica um e-book às biografias de quatro professores de Hogwarts: Minerva McGonagall, Remo Lupin, Sibila Trelawney e Silvano Kettleburn – além de esmiuçar temas relacionados a essas personagens, como a natureza dos animagos, dos lobisomens e a onomancia (a arte da escolha “profética” dos nomes dos filhos de bruxos).

Gostei particularmente do primeiro capítulo, que nos permite descobrir a bela (e triste) história da professora Minerva, uma personagem tão querida para tantos fãs.

Esses dois livros de histórias também trazem observações pessoais de JK sobre o processo de criação das personagens, dos nomes e ambientes, em que a autora conta o que inspirou cada escolha.

(…)

Enfim, os e-books da série Pottermore Presents trazem páginas preciosas para amantes da saga, tanto por revisitar personagens e lugares que deixaram saudade quanto pela oportunidade que nos dá de ler ponderações e confissões de JK sobre a sua própria jornada de autora desse universo mágico.

Onde comprar:

> Amazon
> Livraria Cultura

Veja as capas:

pottermore-presents-hogwarts-um-guia-imperfeito-e-impreciso-ebook-capa

pottermore-presents-historias-de-hogwarts-poder-politica-e-poltergeists-petulantes-ebook-capa

pottermore-presents-historias-de-hogwarts-proezas-percalcos-e-passatempos-perigosos-ebook-capa