Game Of Thrones: o que são as Árvores Coração na saga literária

Jefferson Nunes
Por Jefferson Nunes
31/12/2015

A série literária As Crônicas de Gelo e Fogo (mais conhecida como Game of Thrones, por causa da série da HBO), do escritor George R. R. Martin, é  um universo fantástico e em constante expansão, que cativa milhões ao redor do mundo. Mas, para construir um universo próprio, é necessário mais do que personagens bem construídos e complexos. Toda uma gama de elementos naturais e modificados através da técnica precisa ser desenvolvida e descrita para dar forma ao mundo, o que, aliás, Martin faz com maestria.

Assim como J. R. R. Tolkien, Martin é muito descritivo, e constrói através das palavras seu universo, o que inclui personagens, animais, armas, plantas, paisagens e muitos outros elementos interessantes, detalhes que fazem a diferença. Dentre essas muitas criações, com certeza a Árvore Coração (conhecida em inglês como Godswood) é uma das mais simbólicas, e, nesse post, explicarei sucintamente a importância delas dentro desse mundo fantástico.

REPRESEIROS

game-of-thrones-arvore-coracao-2

Árvores Coração são representantes dos Represeiros, árvores muito comuns em Westeros nos tempos antigos, antes da chegada dos Primeiros Homens, e atualmente mais representativas no Norte e Para lá da Muralha. Represeiros são árvores caducifólias (que perdem as folhas em certa época do ano), têm folhas de cinco pontas, sendo elas e a seiva de cor vermelha viva, e casca e madeira de cor branca, traços mais representativos dessas árvores. Geralmente crescem no meio de bosques desabitados.

Nos tempos antigos (conhecidos como Era da Aurora), antes da chegada dos Primeiros Homens a Westeros, os Filhos da Floresta esculpiram faces nos represeiros, representantes de seus deuses. Para eles, as árvores facetadas significavam a proteção e a vigilância constante dos Deuses Antigos, que testemunham todos os acontecimentos. Outro fato interessante é que os chamados Videntes Verdesconseguiam ver através dos olhos das faces dos represeiros (mesmo os distantes), que, por não terem a noção de tempo, permitiam a visualização de todos os fatos já presenciados pela árvore, mesmo de um passado distante.

As faces ainda estão presentes nos represeiros, e, por causa da seiva vermelha, o acúmulo pode lhes dar um tom sombrio, e, em alguns casos, um fio de seiva pode escorrer dos olhos, dando a impressão de que a face está chorando.

game-of-thrones-arvore-coracao-3Represeiros possuem madeira excelente para diversos usos, e, por não se deteriorarem, podem ser utilizadas em construções. Exemplos são oPortão Negro de Fortenoite, as vigas deHarrenhal, a mesa na Sala Redonda da Guarda Real, o trono da casa Arryn no Ninho da Águia, além de usos menores, como arcos, lanças e flechas.

AS ÁRVORES CORAÇÃO

A fé nos Deuses Antigos foi abraçada pelos Primeiros Homens que chegaram a Westeros após uma guerra com os Filhos da Floresta, que permitiu uma união dos dois povos em uma paz de cerca de 4 mil anos. Durante esse período, os Primeiros Homens construíram os Bosques Sagrados, locais de oração para os adoradores dos Deuses Antigos, e onde um único represeiro foi plantado no centro do bosque, local de adoração e paz. Essa única árvore recebeu o título de Árvore Coração, a árvore mais importante dos bosques sagrados.

Os bosques sagrados eram usados como locais de casamentos, tendo a Árvore Coração como testemunha desses momentos importantes, inclusive pela crença dos devotos na antiga fé, que dizem que é impossível mentir na frente de um represeiro.

Esse período de longa paz se encerrou com a chegada dos Ândalos, que trouxeram de Essos a Fé dos Sete. Foi um período traumático, com o corte da maioria dos represeiros abaixo do Gargalo, e o desaparecimento dos Filhos da Floresta. A invasão dos Ândalos, porém, não teve sucesso contra o Norte, e é lá que a fé nos Antigos Deuses permanece mais forte, onde os represeiros crescem com mais abundância, especialmente Para lá da Muralha, onde os selvagens continuam esculpindo rostos em seus troncos.

game-of-thrones-arvore-coracao-4