O que esperar de Star Wars – Episódio VII

Jefferson Nunes
Por Jefferson Nunes
13/04/2015

Não adianta tentar disfarçar: desde o anúncio da nova trilogia de filmes de Star Wars, a comunidade nerd não pensa em outra coisa. Depois de muita especulação, xingamentos, dúvidas e medo com relação à venda da Lucas Film para a Disney, e após o polêmico teaser do filme que dividiu opiniões dos fãs (e mostrou como alguns fãs da nova geração sabem muito pouco de SW, a ponto de xingar o ator negro John Boyega por sua aparente presença como stormtrooper, por acharem que todos os troopers seriam clones de Jango Fett), e após as declarações de Mark Hamill para o Yahoo! Movies, já se pode fazer um balanço mais imparcial do que esperar do filme.

Dada a quantidade de $$$$ envolvendo uma produção dessas e o medo de que as obras desagradassem os fãs (a Trilogia Prequel (Episódios I, II e III) é muito criticada pelos fãs dos clássicos), a Disney aparentemente procurou se precaver, eliminando o máximo possível os tão criticados CGIs e chamando o premiado J.J. Abrams (Lost, Missão: Impossível III, Star Trek e Super 8) para a direção (nome questionado por muitos).

Mesmo com muito receio em relação à obra, após o teaser lançado em dezembro, e após a entrevista em que Mark Hamill revelou que elementos como o “R2 Jabulani” não são feitos em CGI, os fãs respiram mais aliviados. Há muita expectativa pela aparição do novo Sith com seu sabre “canivete suíço” (conhecido no Universo Expandido como Crossguard Lightsaber), dos novos troopers e dos X-Wings.

Mas, tirando toda a badalação e expectativa, o que podemos esperar de fato?

História

star-wars-stormtrooper-trailer

Muita especulação ronda a história da nova trilogia, e quase toda semana sai na internet alguma ideia nova. Mas algumas coisas são certas:

> Mark Hamill vai interpretar um Luke Skywalker mais velho, que, em sua experiência, vai guiar a nova geração de Cavaleiros Jedi (seu papel vai ser parecido com o de Alec Guinness na trilogia original);

> Nada do imenso Universo Expandido vai ser usado (uma tremenda sacanagem, já que existem enredos fantásticos nesse meio…), e nem as ideias de George Lucas (foi vender a Lucas Film e ainda quer mandar na bagaça?), gerando uma obra “original”;

> O mal ressurgirá (dããã), e os Sith terão uma nova arma poderosa (não o novo sabre, mas uma arma mais poderosa que a Estrela da Morte).

Efeitos

Como já foi declarado, os efeitos CGI serão evitados o máximo possível, com o uso de efeitos tradicionais. Isso alegrou os fãs, mas todos sabem que, em se tratando de fãs críticos de SW como nós, J.J. Abrams pode “errar a mão” com muita facilidade…

Elenco

Dos atores da trilogia clássica, como Mark Hamill, Harrison Ford e a diva Carrie Fisher, já sabemos o que esperar: um bom trabalho. A dúvida é com a atuação dos atores da nova geração. Embora saibamos que eles vão se esforçar ao máximo pra serem dignos da oportunidade, há muito medo que aconteça como na Trilogia Prequel, onde a atriz Natalie Portman, por exemplo, não demonstrou a mesma desenvoltura de Carrie como princesa guerreira.

star-wars-reuniao-elenco

De forma geral, acredito nessa nova equipe, e acho que vão fazer um bom trabalho, basta que demos uma chance à eles.

Balanço final

Bom, o que isso tudo indica? Obviamente, não podemos esperar uma história ABSURDAMENTE fantástica como a trilogia original. Sejamos realistas: a nova trilogia está sendo feita para gerar lucro, logo, teremos elementos emocionalmente apelativos (ou você acha que o rasante da Millennium Falcon no final do primeiro teaser foi colocado ali somente pra deixar a imagem bonita?) e que vão tentar gerar identificação dos fãs. O próprio Mark Hamill disse para os fãs não criarem expectativas demasiado altas, porque poderá haver decepção.

Por outro lado, é preciso ter em mente que a Disney não é boba como alguns pensam: eles sabem o que o público gosta, e saberão como proporcionar aos fãs um espetáculo digno do valor do ingresso. O primeiro teaser foi prova suficiente disso, dada a quantidade de reações (negativas e positivas) que gerou.

O resultado final poderá ser decepcionante para alguns, mas, de minha parte, senti a Força muito forte nessa produção…