GEADA E FOGO DE CHÃO: A Casa Teixeira

Redação A Taberna
Por Redação A Taberna
21/11/2017

Estandarte: Capivara negra sobre fundo dourado

Lema: É bala no bucho!

casa teixeiraCom sangue dos Primeiros Gaúchos nas veias, os Teixeira da Estância do Temporal, Protetores da Região Central, são a Casa da Intendência desde que a rebelião iniciada por Roberto Teixeira colocou fim ao governo de Andrés Tabaréz.

Impetuosos e aventureiros, são uma família que deu a Pâmperos muitos generais vitoriosos e campeões de gineteadas. O espírito festivo dos membros da Casa também costuma conquistar a amizade e a lealdade de estancieiros menores. Senhores do Vale do Rio Pardo desde tempos imemoriais, os Teixeira têm vassalos desde as margens do Mar Interior até as cercanias do Arroio Ancinho, onde foi travada a batalha decisiva entre as forças de Dom Roberto e os Lanceiros Lôcos de Ramón Tabaréz.

Roberto, chefe maior da Casa e Intendente de Pâmperos, é casado com Dona Kirsten Leindecker Teixeira e pai de Godofredo, Marcela e Thomas. Também são importantes na hierarquia do Continente os irmãos de Roberto, o poderoso e soturno Coronel Estanislau, senhor do Chuy, e o alegre e impetuoso Reny, que herdou a Estância do Temporal quando Roberto sentou-se no Trono de Espetos.